Já parou para pensar na importância que sua marca tem? O que ela expressa, ou os valores que estão por traz da empresa que ela representa? Pessoalmente quando olho para uma marca penso nas pessoas que trabalham naquela empresa, que a trazem impressa em seu uniforme (e quanto isso é representativo!), e que se esforçam para vende-la ou vender seus produtos.
Com o empreendedorismo cada vez mais crescente, cresce também a necessidade dentre os empreendedores de se compreender a importância de edificar uma marca de sucesso. Logotipos que possuam a capacidade de expressar os valores da marca são fundamentais para uma comunicação de sucesso.
Não se trata de apenas um desenho, um emblema, mas um mundo de valores e significados expressos por suas cores, formas e escrita.
Por essa razão vale a pergunta: Sua marca expressa mesmo a grandeza das suas ideias?
Além dos valores, a marca é uma ferramenta de comunicação. Ela expressa algo PARA alguém, nesse caso, o cliente ou consumidor. Segundo Fratto (2017) “É preciso apresentar características que seu público valoriza e assim desenvolver amabilidade e simpatia por meio das aparições da marca.”
Sua marca precisa falar diretamente ao público com quem a empresa pretende se conectar. Sua marca e seu cliente precisam estar em sintonia, por isso a criação de uma marca é um processo que deve ser pensado de forma cuidadosa e estratégica; não pode algo mecânico, visual, tirado de uma prateleira de opções.
Em suma, o sucesso de um logo é resultado da análise dos valores e caráter da marca dentro do conjunto: empresa + designer. Esta análise deve estar refletida na qualidade do projeto e na aplicação cuidadosa deste nos produtos, embalagens e materiais da empresa.
Lembre-se de que sua marca é seu patrimônio. Invista na sua marca!